All posts in “Eventos”

BLACKBELT APKS e BROWNBELT APKS

Estão no ar os espaços reservados quer aos cintos negros, quer aos cintos castanhos da APKS. Espaço próprios para publicar comentários, reflexões e partilhar idéias.

A razão da sua criação assenta em pedido de praticantes que querem fazer parte de grupos contextualizados onde as suas necessidades próprias sejam realçadas.

Fica aqui o caminho. OSS.

 

BLACKBELTS APKS

BROWNBELTS APKS

 

 

ESTÁGIO DE KARATE SHUKOKAI NA LUSOFONIA, EM AMBIENTE VIRTUAL

ESTÁGIO DE KARATE SHUKOKAI NA LUSOFONIA

Vai realizar-se no próximo dia 27 de Fevereiro mais um evento de grande importância na vida da nossa associação. Neste período crítico, que persiste em tentar condicionar-nos, a APKS responde de novo, com um espírito de resiliência e a toda a prova, mantendo na primeira ljnha os valores que nos guiam nesta busca pessoal e coletiva.

Sob o tema MUSHIN, Ausência de Mente | Liberdade de Pensamento, iremos encontrar-nos em mais um momento de profunda aprendizagem, em torno dos ensinamentos do nosso Mestre Shihan Marcelo Avevedo.

Mushin, propõe-nos um estado de não mente (ou o emprego total da mente) i.e. uma mente que não se fixa em nada nem está focada em pensamentos ou emoções. Pelo contrário está num estado em que se encontra aberta e disponível para tudo.

É também um conceito do BUDO, que visa essencialmente manter-se calmo quando somos confrontados com uma situação de stress e pressão, este estado de calma ou tranquilidade age em nós como um silencio auto-imposto.

Tal como o Zanshin, este estado foca a atenção do Karateka para o presente e para o momento, abrindo a sua mente para todo o tipo de mudança de situação em que está envolvido.

Logo que o Karateka alcança este estado de Mushin, a sua mente não se distrai com pensamentos desnecessários, nem com o que o rodeia.

O estado de Mushin é alcançado quando a mente está livre de pensamentos quer seja de raiva ou de medo. Simplesmente liberta o ego, durante o combate ou simplesmente no dia a dia, ocorrendo uma ausência total de pensamentos.

Nesse estado, o indivíduo é totalmente livre para agir ou reagir contra um adversário, sem hesitação, pois não está preso a qualquer pensamento de avaliação ou a qualquer outro conceito. Neste estado a pessoa age não a pensar no próximo movimento ou naquilo que o oponente pensa que deve ser o próximo movimento, porque todos os movimentos acontecem de uma forma espontânea, intuitiva e natural.

Este estado não deve ser confundido como um estado de relaxamento. Antes pelo contrário, a mente está a trabalhar com toda a intensidade, mas (e isto é que é o importante), sem intenção, plano ou direção.

Há Mestres que acreditam que o estado de Mushin é alcançado quando a pessoa finalmente percebe a inutilidade das técnicas e se torna verdadeiramente livre para se movimentar.

De facto, os indivíduos não mais se consideram a elas próprias como combatentes mas simplesmente seres vivos que se movem no espaço. A mente deve estar sempre em estado de tranquilidade, em movimento e nunca deve haver paragem neste movimento constante.

Quando um Karateka enfrenta o seu oponente ele não pensa no adversário nem em si próprio, nem quais são as técnicas do seu oponente. Ele simplesmente aguarda, esquece todas as técnicas e fica pronto apenas para seguir o que o seu subconsciente lhe indica.

Apesar de Mushin não ser um estado em que a mente normalmente se encontra, em Karate ou nas artes marciais isto pode ser alcançado através do combate.

No caso do Karate, este estado também pode ser alcançado através do treino de Kata e da execução constante e repetida dos movimentos do próprio Kata.

O estado de Mushin é quando o Karateka se torna ele próprio o Kata.

Se este estado pode ser alcançado através da prática e do estudo das Artes Marciais, o objetivo é então alcançar o mesmo estado de completa serenidade em todos os aspetos do dia a dia do praticante.

Uma palavra especial para os Family Supporters (R), com quem queremos ter uma conversa sobre a nutrição dos nossos praticantes e o papel do karate durante a pandemia. Sob a coordenação da Teresa Mourão e da Jessica Ferreira, especialistas nessas áreas, iremos encontra-nos entre recomendações e reflexões, que contribuirão da melhor forma para encarar com melhores perspetivas esses dois temas tão emergentes.

Ainda, no seguimento da nossa visão global do karate, estaremos em conjunto com os nossos amigos da lusofonia que mantêm acessa a chama desta ligação que nos alimenta e que se chama SHUKOKAI.

OSS

 

EFEMÉRIDE – ORIENTE . OCIDENTE | MISCIGENAÇÕES

EFEMÉRIDE:

 

Foi há 10 Anos … A maior ação pública da #APKS, por ocasião da organização do KSI – Karate World Championships | Portugal 2010.

Com o pretexto da divulgação da prática do karate e na expetativa de um contributo que se evidencie, fazendo notar a profunda ligação deste prática à formação sócio-cultural equilibrada dos nosso jovens, pilares de uma sociedade próxima, a APKS associa este Campeonato do Mundo a um conjunto de manifestações culturais, pioneiras neste contexto.  (Luís Braz | Coordenador da Comissão Organizadora – Livro de actas e memórias do evento).

ProgramaCulturalOrienteOcidente2010

AÇÕES PRESENCIAIS DE GRADUAÇÃO APKS | 2020

Vao realizar-se nos próximos dias 18 e 25 de Julho, ações de graduação, sob a orientação técnica do Shihan Marcelo Azevedo, respetivamente em Coimbra e Ermesinde.
Os locais serão indicados oportunamente.
Para o efeito, encontram-se abertas as inscrições na plataforma APKS.
Indicam-se em seguida um conjunto de normas e procedimentos que servirão de suporte à realização das Ações Presenciais de Graduação da APKS, durante o período pandémico.
Estas ações podem decorrer em ambientes de Interior ou Exterior;
Ambas exigem um conjunto de requisitos logísticos absolutamente imprescindíveis para o efeito.
Regras Gerais:
Todos os elementos da organização e conselho técnico devem usar máscara;
À entrada do espaço reservado para a ação, os praticantes devem ser sujeitos a aferição de temperatura corporal;
Os praticantes só poderão aceder ao espaço no horário indicado na convocatória e deverão abandoná-lo imediatamente após a sua graduação;
Os praticantes devem guardar entre si distância de 6 metros em cada direção;
Os acompanhantes, na sua área reservada devem cumprir todas as regras da etiqueta respiratória usando máscara e mantendo pelo menos 2 metros de distância entre si; A sua presença no espaço deverá estar limitada ao tempo em que durar a prestação do praticante acompanhado;
O acesso do praticante à área de graduação e acompanhamento da atividade durante o processo deve ser orientado pelo instrutor responsável pelo aluno;
Interior:
Em todo o espaço deve estar colocada sinalética explícita e inequívoca que informe e oriente todos os utentes de cada área;
O espaço deve ser suficientemente arejado e estar isolado do público;
Preferencialmente deve ter 2 acessos para o exterior. A não ser possível esta segunda condição, um assistente deve coordenar este aspeto, evitando o cruzamento dos utentes à entrada/saída;
Devem estar demarcadas 4 áreas específicas que servirão para conter os acessos às outras áreas, a equipa técnica (Conselho Técnico e Organização), os praticantes e os acompanhantes;
Os candidatos devem envergar Karate-Gi e usar calçado específico para o efeito (sapato desportivo não usado no exterior);
A área destinada ao praticante deve estar devidamente assinalada e o local específico onde este deve desenvolver a sua atividade marcado com visibilidade. No chão, será colocado um sinal de referência. Preferencialmente devem ser assinalados os limites das áreas com fita sinalizadora.
Porque se trata de matéria extremamente sensível, qualquer procedimento não contemplado neste conjunto de indicações será da competência exclusiva da direção da APKS que zelará pelo cumprimento rigoroso das normas regulamentares de higiene e segurança em vigor.
Caso não estejam reunidas todas as condições expressas, o evento poderá ser cancelado sem aviso prévio.

TORNEIO NACIONAL DE KATAS SHUKOKAI EM AMBIENTE VIRTUAL

A APKS organiza um torneio nacional de katas realizado em contexto de confinamento, que visa a promoção da continuação da prática pedagógica do karate Shukokai neste tempo de recolhimento.
Ao mesmo tempo que promove a prática regrada, reafirma o espírito de grupo e enaltece no processo associativo a sua qualidade agregadora.
Será um processo exclusivamente no espaço virtual da internet.

Estágio Regional Centro Sul 2020

 

Vai realizar-se nos próximos dias 29 de Fevereiro e 1 de Março o Estágio Regional Centro Sul 2020.

Sob a orientação técnica do Shihan Marcelo Azevedo (8º Dan), terá lugar no Pavilhão Polidesportivo de Fitares, em Rio de Mouro.

As inscrições estão abertas na plataforma APKS.

Estágio Nacional Sátão 2020

Realiza-se nos próximos dias 14 a 16 de Fevereiro, conforme calendário anunciado, o estágio de Inverno da APKS, sob a direção técnica do Shihan Marcelo Azevedo.

Acolhe-nos o Município de Sátão que promete acrescentar este fim-de-semana ao álbum das grandes memórias da APKS.

Esperamos lá por todos, praticantes e Family Supporters(R). Cremos ter motivos para esperar que seja inesquecível para todos.

1 – Horários

2 – Lista de Alojamentos

 

3 – Lista de Restauração

 

4 – Outras informações úteis

5 – Marcação Jantares

3. Treino de Instrutores APKS 2019/2020

 

Localização: https://www.google.com/maps/place/Centro+de+Treino+e+Forma%C3%A7%C3%A3o+Desportiva++Condeixa+Shukokai+Karate-Do+(CSKD)/@40.111736,8.4958563,16z/data=!4m5!3m4!1s0xd2259b672d9cf67:0x3769bf30b1ee6599!8m2!3d40.1114154!4d-8.4956476

2. Treino de Instrutores APKS 2019/2020

Para a participação neste Treino de Instrutores/Graduados solicita-se que sejam os próprios Instrutores a efetuarem as inscrições dos elementos do dojo em que pertence, na plataforma da APKS

 

A participação com presença confirmada confere informação relevante para objetivos de elegibilidade em exames de graduação.

 

Obs: a inscrição tem de ser efetuada na plataforma para cada um dos períodos:

 

  1. Um registo para o período da manhã, exclusivo a instrutores
  2. e outro para o período da tarde, aberto aos instrutores e graduados