All posts in “Comunicados”

ANO DO #INSTRUTORAPKS

Ano do #InstrutorAPKS
O Projeto Ano do #InstrutorAPKS surge na continuidade das diversas iniciativas da Associação Portuguesa de Karate Shukokai (APKS) tais como o #karatefazbem e #karatefazfalta, estimuladas pela campanha FAMILY SUPPORTERS – elementos agregadores e baluartes do KARATE-KA – o protagonista e figura central na dinâmica marcial do KARATE-DO no seio da APKS.
O SENSEI – termo japonês – apresenta-se como o Mestre ou Professor que veicula o conhecimento do Karate transmitindo os ensinamentos técnicos, éticos e filosóficos da Arte Marcial, reproduzindo rituais antigos que evocam a era dos Samurais e as suas características guerreiras, representadas em inúmeras narrativas românticas de batalhas épicas e confrontos heroicos.
O SENSEI é, assim, o elo de ligação entre o aluno e a Arte, sendo o principal responsável pela construção e desenvolvimento da personalidade marcial do KARATE-KA e o termo “INSTRUTOR” é utilizado numa lógica de enquadramento orgânico e funcional no seio da Comunidade Marcial agregadora – a Associação – , relevando o aspeto técnico e formativo que cada um dos responsáveis dos Centros de Instrução deve incorporar.
O Instrutor de Karate deve procurar ensinar pelo exemplo, pondo em prática os princípios marciais preconizados no Bushido (Justiça, Respeito, Coragem, Honra, Compaixão, Honestidade e Lealdade), assumindo essa responsabilidade dentro e fora do Dojo (local de prática).
Com efeito, a figura do Instrutor não se esgota no espaço marcial representado pelo Dojo. O seu alcance e perceção por alunos e Family Supporters transcendem aquela mera representação e, não raras vezes, o Instrutor assume um papel de protetor do seu grupo, da sua tribo, tornando-se de alguma forma um conselheiro, um mentor e um Amigo, apelando a um sentido de responsabilidade acrescida e espírito de missão.
Este papel é, ao mesmo tempo, despretensioso, pois o Instrutor sabe que, à semelhança de outros formadores ou professores, ele não vai mudar o praticante, mas vai criar e proporcionar as condições para que ele possa mudar.
Assim, no Ano do #InstrutorAPKS será dado destaque às dezenas de Instrutores que compõem o núcleo duro da APKS e que são a sua força motriz, mobilizando as centenas de praticantes a nível nacional em prol do Karate.
Pretende-se elevar e distinguir a figura do Instrutor, relevando o seu papel primordial na APKS e na importância vital que cada um tem na formação de Karatekas e de novos Instrutores, para assim promover o crescimento associativo através da abertura de novos Dojos.
Concluímos esta nota introdutória com um Provérbio ZEN que tem o objetivo de simbolizar o início de novas etapas.
Para percorrer o caminho
Respeite o mestre
Siga o mestre
Caminhe junto ao mestre
Enxergue além do mestre
Torne-se o mestre

Comunicado da Direção da APKS

Caros associados da APKS, Family Supporters(R) e demais amigos

Colocados numa situação inédita, cabe-nos o papel de encarar com serenidade a difícil situação que o mundo atravessa.
Pela responsabilidade que o nosso papel implica, devemos assumir um comportamento de reserva, procurando promover resguardo suficiente para, cumprindo no essencial as diretivas das autoridades competentes, salvaguardar a segurança da nossa comunidade próxima.
Estamos em querer que, nas próximas semanas, os nossos esforços conjuntos irão ter resultados positivos e tudo voltará à “normalidade”.
A direção da APKS, em harmonia com o Conselho Técnico e o Departamento da Seleção tomou a decisão de suspender todas as atividades públicas (Treinos conjuntos, Eventos da APKS e Treinos de Seleção) e recomenda aos Dojos que suspendam as aulas até momento considerado seguro para a retoma da atividade.
A expetativa é grande mas estamos certos de que tudo se irá recompor e que este momento de tão grande tormenta dará lugar muito em breve, à vitória da nossa elevada resiliência.
A todos desejamos a melhor sorte e disponibilizamos o nosso apoio.

A Direção da APKS.

Convocatória Assembleia Geral

Assembleia Geral Ordinária
Convocatória

convoco todos os sócios para se reunirem em Assembleia Geral, que terá lugar no auditório do
Colégio dos Plátanos, sito na Av. Plátanos nº 2 a 8, 2635-544 Rinchoa, no dia 21 de dezembro de
2019, às 9h00 horas, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
Em conformidade com as disposições legais aplicáveis e os estatutos da Associação,
1 – Aprovação do relatório e contas 2018/2019;
2 – Outros assuntos de interesse da APKS.

Se à hora indicada não houver quórum, a Assembleia funcionará uma hora depois no
mesmo local, com qualquer número de sócios e a mesma ordem de trabalhos.
Se à hora indicada não houver quórum, a Assembleia funcionará uma hora depois no
Lisboa, 02 de dezembro de 2019

O presidente da Mesa da Assembleia Geral
Dinis Manuel Pita

Associação Portuguesa de Karate Shukokai

Assembleia Geral Ordinária
Convocatória

 

Falecimento do Sensei José Mendonça

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do Sensei José Mendonça, companheiro de longa data, pioneiro do karate shukokai na Madeira. Aos familiares, enviamos as nossas sentidas condolências.