Karate Shukokai

SHUKOKAI – Uma Via para todos

O Shukokai (修交会) é um estilo de karate fundado pelo Mestre Chojiro Tani em 1952, após a 2º Guerra Mundial.

Tem a sua origem no Shito-Ryu, e a Inglaterra foi a porta de entrada para a Europa em 1963.

Uma tradução mais literal do nome dividido em 3 partes, significa:

Shu: – “Formação“.

Ko: – “Encontro de muitas pessoas, um cruzamento ou interseção, para se unir“.

Kai: – “Associação para treinar sob um mesmo telhado”.

 

Para chegarmos às origens do Karate Shukokai devemos recuar sessenta anos no tempo e situarmo-nos na cidade de Kobe, Japão. O Sensei Chojiro Tani foi discípulo do Sensei Kenwa Mabuni no estilo por este fundado, o Shito-Ryu. Depois fundou a sua escola à qual deu o nome de Shukokai, que significa “uma via para todos“.

Com técnicas e movimentos muito idênticos ao Karaté tradicional, onde se destaca a sua rapidez, o Shukokai tem como objetivo a aplicação no oponente com a máxima eficácia.

O karaté Shukokai, arte marcial de extrema eficácia representa muito mais do que desporto ou simples técnicas de autodefesa. Estabelece ao corpo destreza, resistência e transformação do individuo como um todo.

O Shukokai, é na realidade um sistema de combate de mãos nuas, onde reside o verdadeiro espírito das Artes Marciais, combina o poder e a força do estilo de naha-te com a velocidade e a elegância do estilo de shuri-te.

Dos seus próprios alunos cedo se notabilizou o Sensei Shigeru Kimura, que se radicou no Ocidente (New Jersey – EUA) donde, ocupando o cargo de Instrutor chefe mundial do Kimura Shukokai Internacional – K.S.I., desenvolveu e divulgou a técnica do Shukokai de forma a aliar ao seu tradicional pendor atacante, maior velocidade, mobilidade e impacto.

O Shukokai em Portugal, está representada pela Associação Portuguesa de Karaté Shukokai (APKS), sob a orientação do Sensei Marcelo Azevedo (8ºDan)

Em Portugal, a prática do karate só se pôde expandir após o 25 de Abril de 1974. Cinco anos volvidos, foi constituída a Associação Portuguesa de Karate Shukokai (A.P.K.S.). Impulsionada pelo Sensei Marcelo Azevedo, (8º Dan), antigo aluno do Sensei Shigeru Kimura em Moçambique, a A.P.K.S. faz parte da Federação Nacional de Karate de Portugal e tem registado um crescimento digno de nota ao longo dos anos. Com efeito, a A.P.K.S., organizou o seu primeiro mundial de Shukokai no Porto, logo em 1983. Em 1993, organizou outro em Coimbra, onde Ricardo Teixeira se viria a sagrar o primeiro português campeão mundial da modalidade, com apenas 20 anos de idade. Atualmente, cerca de 2000 karatecas praticam o estilo Shukokai em 40 dojos espalhados pelo Continente e Região Autónoma da Madeira. Considerando todos os estilos, o karate é uma modalidade com forte implantação em Portugal – tem 25.000 praticantes, o que o torna o 3º desporto, atrás do futebol e do basquetebol.